4 dicas para destravar nas redes sociais

Soon Content  •   Setembro, 2019

Por Nair Martinenko

Eu gostaria de usar mais as redes sociais, mas não me sinto seguro sobre como devo me expor” e “tenho dúvidas sobre que tipo de conteúdo compartilhar”.

Estes são os depoimentos que mais tenho ouvido de profissionais que participam dos meus cursos e das minhas mentorias sobre estratégia e produção de conteúdos em redes sociais, em especial o LinkedIn.

Por isso, decidi escrever sobre o tema. A ideia é desmistificar algumas questões que travam as pessoas.

Meu objetivo é ajudar quem deseja ser mais ativo nas redes sociais para ampliar a visibilidade profissional e fortalecer a carreira e os negócios. Ou seja, sair do estágio da “vontade” para a “prática”.

Faça da rede social um aliado dos seus objetivos

A primeira coisa importante para saber é que você não está sozinho nestas dúvidas. Apesar de não parecer, as pessoas ativas nas redes sociais são mais exceções do que padrões. Ser ativa significa produzir conteúdo autoral e não apenas compartilhar de terceiros ou dar likes.

Em geral, usamos essas pessoas atuantes como referência. Assim parece que todo mundo tem algo muito mais importante, interessante ou divertido para comunicar do que nós. O que não é verdade.

Esse pensamento é apenas uma consequência do marketing que está atrás de influencers, youtubers, e por aí vai. E, claro, quem não tem um amigo ou colega extrovertido e comunicativo?

Em vez de estimular, muitas vezes essas referências acabam inibindo quem gostaria de usar mais as redes sociais para compartilhar conhecimentos e experiências. E, assim, conquistar um espaço de maior visibilidade e relevância no mercado com apoio do digital.

Ilustrando em números, dos 500 milhões de usuários globais no LinkedIn, apenas 3 milhões compartilham conteúdos semanalmente. Quando são analisadas a performance de artigos, os textos mais longos, o resultado cai para somente 1 milhão.

A experiência de cada pessoa é única

A segunda questão é sobre como gerar conteúdo. Todos nós temos algo interessante para contar e compartilhar. A trajetória de vida e de aprendizado nos torna singulares. A experiência de cada pessoa é única.

Portanto, não importa se você quer falar sobre um conteúdo que já tenha sido abordado nas redes sociais ou que nunca se tenha falado, mas que há o receio de ser desinteressante.

Os seus conhecimentos teóricos e práticos, o seu ponto de vista e a sua bagagem de vida serão os grandes diferenciais para tornar a mensagem especial e relevante. Lembre-se: você é único.

Confira algumas dicas para começar a se destravar e aproveitar o potencial das redes sociais para impulsionar sua carreira ou seu negócio.

O jeito certo é ser autêntico

Se concentre em você e no seu objetivo. Esqueça os outros, o estilo deles e os resultados que estão obtendo. Não tente imitá-los. Porque o jeito certo é aquele que tem autenticidade, ou seja, o seu próprio jeito.

Escolha um assunto que você domine

O importante é que você se sinta confortável de abordar o assunto. Pode ser um conhecimento básico ou complexo, um ponto de vista, uma experiência ou uma dica para ajudar alguém. Isso tudo tem muito valor.

Comece devagar

Escreva textos curtos e ilustre com suas fotos ou de bancos de imagens (há vários gratuitos na internet). Também pode compartilhar um conteúdo interessante de uma fonte com boa reputação e fazer um comentário, por exemplo, relacionando com suas experiências.

Estabeleça uma frequência

Tenha uma regularidade que poderá cumprir. Por exemplo: uma ou duas vezes por semana, ou a cada 15 dias, e assim por diante. Coloque na agenda junto com suas demandas fixas.

Dica extra

Além das redes sociais, também aproveite os canais de comunicação disponíveis na sua empresa (intranet, blogs, newsletter, etc).

Por fim, conte e compartilhe o que faz seus olhos brilharem e o coração bater mais forte. Certamente você irá ampliar os pontos de vistas de outras pessoas, inspirar e impactar com ideias, experiências e conhecimentos.