Como escolher um assunto para compartilhar nas redes sociais?

Soon Content   •   junho, 2020

Por Nair Martinenko

Essa é a primeira dúvida que vem à cabeça de quem quer ser mais ativo nas redes sociais. Com o excesso de informação circulando, questionamento desse tipo torna-se quase obrigatório antes de começar a escrever, gravar um vídeo ou um podcast.

Existe um conjunto de possibilidades, de critérios e de pontos de vistas sobre este tema. Mas o que eu considero mais importante pode ser resumido em apenas uma palavra: ÚTIL.

Sim, escreva sobre um assunto que você conheça e que seja útil para os outros. Aborde ele de uma maneira que possa contribuir com as pessoas, melhorar a vida delas ou esclarecer algo.

Essa é uma forma de você cativar seguidores, assim como obter relevância e se destacar nas redes sociais.

Sei que que lendo isso, logo surge uma nova pergunta: “ok, mas como posso definir o que é útil?” Isso nos leva a uma segunda dúvida, igual ou maior do que a destacada no título deste artigo. Calma. Ultrapassaremos esse dilema logo abaixo.

Se analisarmos de perto os diversos conteúdos compartilhados diariamente, apenas uma parte deles traz algum conhecimento ou serviço de utilidade.

No livro Youtility, o autor Jay Baer destaca que “o conteúdo gratuito útil cria confiança e afinidade a longo prazo entre a empresa e o seu cliente – isso é defesa de marca.”

As pessoas esperam pagar por informações úteis, seja por meio de curso, consultoria, livro, palestra, entre outros. Por isso, elas ficam admiradas quando recebem algo gratuitamente que pode resolver uma dificuldade ou trazer melhorias para a sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

 Portanto, na hora de pensar sobre o que produzir e compartilhar, leve em consideração as seguintes questões:

Coloque-se no lugar das pessoas

Se coloque no lugar das pessoas que você quer se conectar e se pergunte: o que eu ganho com este conteúdo? A resposta ajudará a decidir se deve seguir adiante no tema e a melhor maneira de abordá-lo.

Reflita sobre a informação

Olhe para a informação e pense: qual a utilidade dela na prática e neste momento em que vivemos? É fundamental que o seu conteúdo possa ajudar a resolver algum problema e leve em consideração o contexto de vida e o cenário em que o seu público está inserido (econômico, político e social).

A escolha do tema é fundamental

Escolha um tema que seja do seu conhecimento e pelo qual você quer ser reconhecido profissionalmente. A sua contrapartida ao disponibilizar um conteúdo relevante e de qualidade é ganhar visibilidade e fortalecer a sua marca e reputação profissional.

Na prática

Vou dar um exemplo prático e começa por mim. Eu decidi publicar este artigo como um conteúdo útil e relevante. Acredito que as dicas que destaquei aqui podem ajudar muitas pessoas que não sabem por onde começar a compartilhar os seus conhecimentos.

O contexto que levei em consideração foi a pandemia do coronavírus. Muitos de nós estão trabalhando em casa, nem que seja uma parte do dia ou da semana. Sem as interações pessoais, o virtual passou a fazer parte do cotidiano de forma acentuada.

A consequência imediata é que os canais de comunicação online e as redes sociais ganharam mais protagonismo nas nossas relações sociais e profissionais.

Como trabalho com estratégia e conteúdo digital, usei os meus conhecimentos e a minha experiência prática para elaborar este conteúdo.

Espero ter contribuído de forma ÚTIL para que tenham conexões de qualidade e destaque no segmento profissional em que atuam.